Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Zizaniopsis bonariensis (Balansa & Poitr.) Speg. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 11-08-2012

Criterio: A2c;B2ab(iii)

Avaliador: Rafael Augusto Xavier Borges

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Zizaniopsis bonariensis é uma espécie de distribuição disjunta, ocorrendo nos Estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, sugerindo uma população fragmentada. Tem AOO menor que 500 km² e subpopulações sujeitas a menos de cinco situações de ameaça, em áreas de municípios que tiveram uma perda da vegetação original de 50% nos últimos 10 anos. Com isso, infere-se que as subpopulações tenham sofrido uma redução em proporção semelhante. A espécie tem sofrido com a incidência de ameaças como a mineração, o desmatamento, a invasão de espécies exóticas e atividades agrícolas e, por essas razões, foi considerada "Em perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Zizaniopsis bonariensis (Balansa & Poitr.) Speg.;

Família: Poaceae

Sinônimos:

  • > Zizania bonariensis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrição em Clayton et al. (2006).

Dados populacionais

Alongevidade de cada colmo é de 10 meses a um ano (Ferreira, 2005). Essa planta possui crescimento clonal, dificultando a definição exata da reprodução de um coorte para o cálculo de tempo de geração.

Distribuição

É uma espécie não endêmica do Brasil, ocorrendo também na Argentina, Uruguai e Paraguai (Ferreira et al., 2009). No nosso país é encontrada nos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais (CNCFlora, 2011)

Ecologia

Macrófita (Ferreira et al., 2009) que ocorre na Mata Atlântica (Filgueiras, 2011). É uma gramínea monóica (com as flores fêmeas em posição superior), perene, com rizomas alongados, colmos eretos de 150 a 300 cm de comprimento (Clayton et al., 2006). Possui crescimento clonal e contíno e se reproduz de agosto a novembro e possui frutos dispersos pelo vento (Ferreira et al., 2009). Após a reprodução, os colmos reprodutivos senescem; a longevidade de cada colmo é de 10 meses a um ano (Ferreira, 2005).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Detalhes ​Ocorre em áreas de municípios que tiveram uma perda da vegetação original de 50% nos últimos 10 anos.

1.3.1 Mining
Incidência local
Detalhes ​A espécie tem sofrido com a incidência de ameaças como a mineração.,

2 Invasive alien species (directly affecting the species)
Detalhes ​​A espécie tem sofrido com a incidência de ameaças como a invasão de espécies exóticas.

1.1 Agriculture
Detalhes ​​​A espécie tem sofrido com a incidência de ameaças como atividades agrícolas.

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: ​Vulnerável (VU). Lista vermelha da flora do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002).

Referências

- CLAYTON, W. D.; VORONTSOKA, M. S.; HARMAN, K. T.; WILLIAMSON, H. GrassBase - The Online World Grass Flora. Disponivel em: <http://www.kew.org/data/grasses-db.html>. Acesso em: 14/10/2011.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- TIAGO FINKLER FERREIRA. Ecologia E Aplicabilidade De Métodos Para Avaliação Primária De Zizaniopsis bonariensis: Uma Macrófita Aquática Emergente, No Sistema Hidrológico Do Taim, RS. Tese de Doutorado. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.

- FERREIRA, T. F.; VAN NES, E. H.; MARQUES, D. M. Continuous Growth Of The Giant Grass Zizaniopsis Bonariensis In Subtropical Wetlands. Freshwater Biology, v. 54, n. 2, p. 321-330, 2009.

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

- FILGUEIRAS, T. S. Zizaniopsis in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB105414>. Acesso em: 03/07/2012.

Como citar

CNCFlora. Zizaniopsis bonariensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Zizaniopsis bonariensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 11/08/2012 - 01:18:34